1 de novembro de 2012

Resenha: Os Crimes da Luz (Giulio Leoni)

Os Crimes da Luz



Sinopse
Depois de surpreender os leitores em 'Os crimes do mosaico', o genial Dante Alighieri volta para desvendar um novo e intrigante caso nesta obra. Florença, agosto de 1300. Dante, faltando poucas horas para o fim de seu mandato como prior da cidade, é chamado aos pântanos do rio Arno, onde foi encontrada uma galé encalhada. A bordo, centenas de cadáveres e os restos de um engenho. De onde veio essa embarcação com sua carga de horror? E por que, depois de algumas horas, o arquiteto do imperador Frederico II é ferozmente assassinado? Cinqüenta anos antes, Frederico II morreu no limiar de uma extraordinária descoberta.

Críticas - Acertos - Recomendações - Notas
Giulio Leoni é um escritor italiano, famosíssimo por lá e eu entendo o por quê de tanto sucesso. Por anos, o livro "I Delitti Della Luce" ou traduzido para o brasileiro "Os Crimes da Luz", foi meu livro preferido. Tem ação, suspense, amor, ódio, história até a última página. Você, caro leitor, se o ler, ficará envolto numa Itália não mais existente nos dias de hoje. Os muros de Florença, dos anos de 1.300, escondem muito mais segredos do que possa imaginar.
O prior, -- ou o chefe da cidade, como preferir -- é Dante Alighieri, um detetive que está prestes a perder seu mandato na cidade e descobre um crime acontecido há muitos anos. Os assassinos estão de volta e ele precisa solucionar o caso antes da meia noite do seu último dia como chefe. Ele não pode deixar que a cidade seja tomada por assassinos, mas, em meio a tudo isso, aparece uma luz. A luz divina, talvez. Mas o que Deus, a Igreja e Dante têm a ver com a onda de assassinos? Ficou curioso? Então recomendo que leia "Os Crimes da Luz", garanto que não se arrependerá. 
Li por três vezes e ainda me encanto com a imaginação de Leoni, além, é claro, de sua escrita que é ótima. 
Nota: 5 estrelas.

5 comentários:

  1. Olá Giuliana. Gostei do seu blog. Os comentários são bons, pois você mistura a sinopse oficial de um crítico com a sua própria análise. Isso é muito bom. Assim, o leitor pode comparar as duas análises e tirar suas conclusões.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras, Kassiano. Espero estar fazendo um bom trabalho para levar cultura às pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Eu conprei hoje esse livro axo q levei sorte ..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Levou mesmo. É uma edição antiga. Tá difícil até de achar em Sebos.

    ResponderExcluir