1 de novembro de 2012

Resenha: Corações Sujos (Fernando Morais)

Corações Sujos


Sinopse 
Neste livro, Fernando Morais busca reconstituir a aventura da Shindo Remmei ou 'Liga do Caminho dos Súditos', que nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Em poucos meses a colônia nipônica estava dividida. De um lado ficavam os kachigumi, os 'vitoristas' da Shindô Remmei. Do outro, os makegumi, ou 'derrotistas', apelidados de 'corações sujos' pelos militantes da seita.

Críticas - Acertos - Recomendações - Notas
Fernando Morais é jornalista e já trabalhou em vários jornais renomados de São Paulo. Escreveu o livro "Corações Sujos" no ano de 2.000 e recentemente saiu a adaptação para os cinemas. 
No livro, ele retrata a vinda dos japoneses para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando o sofrimento de um povo que não sabia falar o idioma, não estava acostumado a comer comida brasileira e muito menos estavam dispostos a "abrir mão da pátria.". Para os imigrantes, que foram iludidos pela mídia durante a Guerra, o Brasil era um lugar que eles viriam, juntariam dinheiro e retornariam; porém Fernando Morais conta que não foi bem assim que aconteceu. Houveram brigas, -- tanto  pela não aceitação dos costumes brasileiros por parte dos japoneses quanto pela "superioridade" que os brasileiros sentiam sobre os japoneses por estarem unidos com o governo americano.
O livro tem uma escrita fácil de ser interpretada, é clara e objetiva. Não é atoa que obteve tanto sucesso de venda.
Não deixa nada a desejar, já que transcorre por toda a história, desde a chegada ao Brasil até a "fundação do bairro japonês" no centro de São Paulo, -- o bairro da Liberdade.
Mais um livro voltado para a área de história, mas que recomendo para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre as histórias que se intercalam entre Brasil x Japão.
Nota: 5 estrelas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário