30 de janeiro de 2013

[Resenha do Livro]: "O Prisioneiro do Céu" - Carlos Ruiz Zafón


Sinopse: Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. Quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere em uma manhã em que Daniel está sozinho na loja. O homem misterioso entra e mostra interesse por um dos itens mais valiosos dos Sempere, uma edição ilustrada de O conde de Montecristo que é mantida trancada sob uma cúpula de vidro. O livro é caríssimo, e o homem parece não ter grande interesse por literatura; mesmo assim, demonstra querer comprá-lo a qualquer custo. O mistério se torna ainda maior depois que o homem sai da loja, deixando no livro a seguinte dedicatória: "Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro". Esta visita é apenas o ponto de partida de uma história de aprisionamento, traição e do retorno de um adversário mortal. Daniel e Fermín terão que compreender o que ocorre diante da ameaça da revelação de um terrível segredo que permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade. Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele. Transbordando de intriga e emoção, O prisioneiro do céu é um romance em que as narrativas de A sombra do vento e O jogo do anjo convergem e levam o leitor à resolução do enigma que se esconde no coração do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Comentários - Críticas - Acertos - Recomendo - Nota
Você que leu "A Sombra do Vento" e "O Jogo do Anjo", principalmente "O Jogo do Anjo", deve estar se perguntando se o livro é bom. Pois eu tenho suas respostas: o livro é maravilhoso! Tudo bem, tudo bem, sou extremamente suspeita a falar sobre Zafón, -- pois sou mais que só sua fã, mas essa foi a primeira trilogia que consegui ler por completo e ainda ficou na boca um gosto de "quero mais".
Zafón conseguiu conciliar maravilhosamente bem as três narrativas.
Um Daniel criança, que descobre um lugar que vai se tornar sua casa. 
Um personagem fantasmagórico que pode ser apenas um devaneio.
E um Daniel, agora já adulto, casado e pai de um filho, que amadurece às custas de um segredo que mudará o rumo de seus dias.
Livro que prende.
Uma mistura de paixão, ódio, amizade, suspense, drama e a vida de uma família em jogo.
Vale muito a pena a leitura.
Nota: 5 estrelas, e até 10, se possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário