8 de novembro de 2012

Resenha: "Um Dia - Vinte anos. Duas pessoas" [David Nicholls]

Um Dia - Vinte anos. Duas pessoas. - David Nicholls


Sinopse
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Críticas - Acertos - Recomendações - Notas
David Nicholls deve ter escrito este romance com o coraçãozinho bem amargurado, por que olha... Gostaria de tecer elogios, porém não é possível fazê-lo. Quando o comprei tinha todas as expectativas e, até mesmo durante a leitura, pois todos me diziam que era um ótimo livro, mas depois que li, no final do livro, -- e me desculpe acabar com o seu final, caso você queira lê-lo -- uma mortezinha barata acontece e o destino de todos os personagens muda. 
Tudo bem, preciso admitir que a escrita dele, Nicholls, é irreverente. Fácil de compreender. Leitura rápida. Li 416 páginas muito rapidamente. E até mesmo o tema central da estória, que conta sobre dois jovens recém-formados que se apaixonam, que não é algo inovador, porém, a forma como David Nicholls apresenta essa história é um tanto quanto peculiar. Ao invés de escrever os eventos de forma contínua, resolve narrar os acontecimentos de um dia específico: 15 de julho. Uma forma diferente e bem elaborada. No entanto, a leitura se torna meio "travada" a medida que retomamos a estória.

Não recomendo para quem não tem paciência para retomar a estória a cada capítulo e àqueles que não têm paciência no geral.
O livro também foi adaptado para o cinema, estrelado por Anne Hathaway, e vários atores de peso. Várias pessoas gostaram, só que, na minha avaliação, o livro não agradou muito.
Nota: 3 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário