24 de novembro de 2012

Resenha: "Norwegian Wood" (Haruki Murakami]

Norwegian Wood - Haruki Murakami


Sinopse
Publicado originalmente em 1987 e inédito no Brasil, Norwegian Wood foi o livro que alçou o japonês Haruki Murakami da condição de autor cult à de ícone cultural. Com mais de quatro milhões de cópias vendidas no Japão, é um romance de formação com toques autobiográficos, ambientado na Tóquio do final da década de 1960, que narra a iniciação amorosa do jovem estudante de teatro Toru Watanabe. Comparado a O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, por sua influência em toda uma geração de jovens leitores, o livro capta com maestria e lirismo a angústia e o desamparo da transição da adolescência à idade adulta.
"Um romance de mestre sobre o amor no final dos anos 1960." – The New York Times Book Review

Críticas - Acertos - Recomendações - Notas
Você, caro leitor, que está a procura de um livro bom, daquele que te prende e que você seja capaz de ler em torno de umas 40 páginas de uma só vez. Pois bem, apresento-lhe "Norwegian Wood" do escritor japonês Haruki Murakami.
Durante o feriadão da Proclamação da República, aqui no Brasil, peguei para lê-lo e, em menos de 5 dias, li todas as 367 páginas; e ainda queria mais, mais e mais. 
A trama gira em torno de Toru Watanabe e o mundo a sua volta, levando-o, por muitas vezes, a refletir o por quê as pessoas são assim: tão normais. Ele perde o melhor e único amigo, Kizuki, que se suicida deixando-o sem chão. Assim, após este episódio, ele começa a se relacionar com a ex-namorada de seu amigo; porém nem tudo são flores: ela tem um problema psicológico. Seguida de algumas internações e, durante uma delas, ele se aproxima de Midori -- uma colega de classe, numa matéria específica da faculdade de teatro. E ele fica entre dois amores. Sim, parece tudo muito comum em romances, mas aí é que você se surpreende. Murakami tem uma forma de escrever que te prende, enlaça e você fica preso à leitura que, depois de terminado o livro, você tem vontade de comprar todos que ele já lançou. 
Realmente, um dos melhores que já li. Recomendo. Você, assim como eu, vai se apaixonar pela escrita de Murakami e por todos os seus personagens.
Uma pequena observação: O livro é regado com senas de sexo, então, você que não se sente muito a vontade em ler livros que as contenham, não leiam. Para os outros, desejo uma boa leitura!
Nota: 5 estrelas.

Um comentário:

  1. Hi, i think that i sаw yοu visiteԁ my ωeblog thus і сame tо “return the favог”.

    I аm аttempting tο find thіngs to imρrove mу web sіte!
    I ѕupρoѕe its oκ to use а fеw of your іԁeaѕ!

    !
    My page: babysitter sex stories

    ResponderExcluir