1 de novembro de 2012

Resenha: O Jogo do Anjo (Carlos Ruiz Zafón)


O Jogo do Anjo

Sinopse
Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.
Em O Jogo do Anjo, o catalão Carlos Ruiz Zafón explora novamente a Barcelona do início do século XX, cenário de seu grande êxito internacional A Sombra do Vento, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Lançado no ano de 2011 na Espanha, O Jogo do Anjo já ultrapassou a marca de um milhão de exemplares vendidos.

Críticas - Acertos - Recomendações - Notas
"Já naqueles tempos, meus únicos amigos eram feitos de papel e tinta. Na escola tinha aprendido a ler e escrever muito antes das outras crianças do bairro. Onde meus colegas viam manchas de tinta em páginas incompreensíveis, eu via luz, ruas, gente. As palavras e o mistério da sua ciência oculta me fascinavam e, para mim, eram a chave que abria um mundo sem fim e a salvo daquele caos, daquelas ruas e daqueles dias turvos em que até eu podia intuir que uma sorte minguada me esperava.". P.35
O livro retrata a história de uma Barcelona adorada por Záfon; a maioria de seus livros se passa por lá, em variadas épocas. Assim como em "A Sombra do Vento", seu primeiro livro da série, ele tece uma estória muito bem feita, com um misticismo típico do autor, porém, um tanto quanto confusa no meio da trama, mas nada que ele não resolva com seu jeito encantador de escrever. Sua escrita é lindíssima. 
A estória é narrada em primeira pessoa pelo próprio David Martín, personagem principal, que durante a trama descobre um suposto amigo que o encanta e o leva a um mundo obscuro em que depois que se entra, não há mais saída. O livro é muito bem escrito. Zafón tem um encanto muito bonito, poético. Todos os seus livros são envolventes até a última página. Recomendo àqueles que estão a procura de uma leitura que marque sua trajetória literária.
Publicado pela editora Suma das Letras, foi traduzido por Eliana Aguiar.
Nota: 4 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário